Newsletter QREN

botao_newsletter

N.º 1 | 18 de janeiro 2013

Relatório Estratégico do QREN 2012 e Relatório Anual do QREN IV - 2011
Foram recentemente publicados dois importantes relatórios do QREN - o 2º dos Relatórios Estratégicos e o Relatório Anual relativo a 2011.


O Relatório Estratégico do QREN visa responder em que medida o QREN e os seus Programas Operacionais têm contribuído, através de uma estratégia de desenvolvimento alinhada com o paradigma definido pela Estratégia de Lisboa renovada, para o reforço da coesão económica e social da União Europeia e o desenvolvimento harmonioso, equilibrado e sustentável das suas regiões e dos seus territórios.


Estes Relatórios, desenvolvidos em todos os Estados Membros de acordo com um modelo comum pré-definido, realizam-se duas vezes durante o período de programação, em 2009 e em 2012, reportando os dados deste Relatório a 31 de dezembro de 2011.


Ainda, ao retratar as lições de aplicação do QREN, este documento assume-se, no atual período de transição entre ciclos, como um elemento relevante de apoio à programação 2014-2020.


Consulte o Relatório Estratégico do QREN - 2012.


O Relatório Anual do QREN IV procura apresentar um balanço global e aprofundado sobre o estádio de implementação do QREN, em torno das suas cinco prioridades estratégicas.


Em 2011, as dinâmicas de implementação do QREN continuaram a ser fortemente marcadas por uma crise económica sem precedentes nas últimas décadas, justificando a introdução de diversos ajustamentos no conjunto dos PO, dos quais se destacam os dois processos de reprogramação, estratégica e técnica. O QREN e os seus PO continuaram a ser chamados a contribuir para o combate aos efeitos da crise, dentro das potencialidades deste importante instrumento de financiamento das políticas públicas.


Consulte o Relatório Anual do QREN IV - 2011.

 

contatos