Newsletter QREN

botao_newsletter

N.º 26 | 22 de julho de 2013

RESULTADOS DO ESTUDO DE OPINIÃO SOBRE A COMUNICAÇÃO DO QREN
88% dos inquiridos reconhece a importância dos fundos comunitários para o nosso país, reconhecendo que esses fundos têm contribuído para desenvolvimento do país (74%) e das regiões (66%).

Os requisitos normativos comunitários aplicáveis e as determinações emanadas pelo QREN atribuem um papel e uma dimensão “fundamentais” à comunicação, afirmando designadamente: «Entende-se que o sucesso da prossecução dos objetivos estabelecidos será também tributário do reconhecimento pelo público em geral e, especialmente, pelos potenciais beneficiários, da relevância dos apoios estruturais – nacionais e comunitários - para o desenvolvimento económico, social e territorial do País e das suas regiões, constituindo portanto a estratégia de comunicação e informação um instrumento fundamental da governação do QREN e dos Programas Operacionais»

É neste quadro que foi elaborado o “Plano de Comunicação do QREN” que importa avaliar através de um “Estudo de Opinião” a fim de obter um retrato fidedigno da perceção dos vários públicos sobre o QREN e da adequação do plano de ação previsto para proceder a eventuais ajustamentos e retirar ensinamentos para os próximos períodos de programação.

Dos resultados do referido Estudo de Opinião sobre a Comunicação do QREN, salienta-se:

-          88% dos inquiridos reconhece a importância dos fundos comunitários para o nosso país,  reconhecendo que esses fundos têm contribuído para desenvolvimento do país (74%) e das regiões (66%).

                                                                                                                                

Comparativamente com Quadros Comunitários anteriores, todos os segmentos referem progressos relevantes na Comunicação ao nível da:

-          Acessibilidade

-          Compreensão

-          Transparência

-          Credibilidade

 

O Estudo aponta como recomendações o aprofundamento de um modelo comunicacional sustentado em:

-        concretização (divulgação de projetos já executados ou em execução)

-        personalização (protagonistas sejam eles entidades ou indivíduos)

-        ênfase nos resultados (não financeiros)

 

Consulte o Estudo de Opinião sobre a Comunicação do QREN, AQUI.

contatos