Defesa Costeira
Programa financiador:
Valorização do Território
Eixo: Eixo II - Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos
Domínio de Intervenção:
Proteção Costeira
Região de Intervenção:
Algarve
Fundo:
Fundo de Coesão
Beneficiário:
Agência Portuguesa do Ambiente, I.P
Custo Total Elegível:
2654822,93
Comparticipação Comunitária:
2256599,49
JW Player goes here
Descrição do Projeto

Neste domínio de intervenção destaca-se a operação “DEFESA COSTEIRA” que tem como objetivo, a prevenção e mitigação do risco para os utentes das praias e arribas do Litoral Sul do Algarve. Com o presente projeto pretende-se executar três intervenções de defesa costeira ativa em litoral geomorfologicamente distinto (Litoral, de arriba e litoral arenoso).

Esta operação integrada com três tipos de tipologia de intervenção de defesa ativa do litoral diferenciadas de acordo com a geomorfologia do local (Litoral de Arriba e Litoral Arenoso), na região Algarve, cuja proteção do litoral importa promover, não só devido aos valores naturais e paisagísticos que a região concentra, mas principalmente porque se trata de uma faixa do território onde existe uma grande concentração populacional, com uma elevada ocupação urbano-turística, em zonas de risco para pessoas e bens e com elevada fragilidade dos recursos naturais, pode considerar-se um exemplo de boas práticas.

As tipologias de intervenção que integram a operação permitiram a prevenção e mitigação do risco para os utentes de quatro praias (Praia dos 3 Castelos, Praia do Amado, Praia do Alvor Nascente, Praia D. Ana), com uma extensão de costa intervencionada de  cerca de 2 km, envolvendo 40.000 habitantes, dotando-as ao mesmo tempo de padrões de qualidade ambiental, paisagística e segurança, ajustados à sua fruição de forma equilibrada e sustentada, tendo as intervenções sido realizadas de acordo com as orientações dos instrumentos estratégicos e de ordenamento do território em vigor, respetivamente o Plano Ação do Litoral 2007 e Plano Ordenamento da Orla Costeira Burgau-Vilamoura.

Resultados / Impactos:

- Alimentação Artificial da Praia de Alvor Nascente  no concelho de Portimão

– Contribuição para uma melhoria das condições de utilização da praia de Alvor Nascente, através do alargamento da sua parte emersa bem como do reforço do cordão dunar reforçando-se desta forma, a capacidade do troço costeiro responder a futuras tempestades, bem como, a capacidade balnear da praia.

- Contenção de Arribas nas praias dos Três Castelos e Amado no concelho de Portimão

– Através do enchimento de duas arribas com inertes provenientes de dragados em depósito na restinga de Alvor (técnica inovadora), foi possível proteger os solos existentes e diminuir o seu ângulo de inclinação. Complementarmente foi executada uma drenagem sub-superficial que minimizou os eventuais deslizamentos entre os dois tipos de solos.

- Mitigação de risco do acesso à praia D. Ana no concelho de Lagos – por forma a prevenir riscos de queda eminente, foi efetuado o saneamento da arriba e, a retirada de todos os blocos causadores de possíveis derrocadas.

contatos