Notícias

COMPETE lança Plataforma de Acesso Simplificado 2.0 - um balcão único, mais simples, mais rápido, mais eficaz

10 de outubro de 2013

A PAS 2.0 está a funcionar a partir de hoje, dia 10 de outubro

PAS 2.0        

A PAS | Plataforma de Acesso Simplificado (PAS) é uma ferramenta facilitadora, eficiente e dinâmica no preenchimento dos dados e informação comum às candidaturas que possam vir a ser submetidas aos Sistemas de Incentivos do QREN.
Para além de armazenar todos os dados que possam em qualquer altura vir a ser utilizados no processo de preenchimento do formulário de candidatura, a PAS permite agora integrar novas informações que são de crucial importância no preenchimento dos formulários de candidatura.
A funcionalidade de maior destaque é a da possibilidade de integração da informação que consta na IES, sem necessidade do promotor ter de inserir manualmente essa informação. Este incremento apresenta muitas vantagens das quais destacamos:
- a simplificação, rapidez e flexibilidade na incorporação da informação no formulário de candidatura a partir da IES;
- a garantia de dados atualizados em linha com a informação da IES;
- a redução/eliminação de erros resultantes da inserção manual e o consequente aumento da fiabilidade do processo;
A PAS vai permitir ainda que o promotor dê autorizações de acesso, possibilitando que outras entidades, como consultores e/ou co-promotores, sejam autorizadas a utilizar os dados existentes na PAS.
Relativamente a esta possibilidade de partilha de informação salientamos:
- a facilidade no acesso a informação por outras entidades devidamente autorizadas pelo próprio promotor;
- a possibilidade de limitação temporal para esta autorização de acesso;
- e o aumento da privacidade, evitando a partilha de credenciais de acesso do próprio promotor.
Cada vez mais completa a PAS - Plataforma de Acesso Simplificado vai ficando mais próxima do promotor facilitando o preenchimento dos dados e informação comuns às candidaturas que possam vir a ser submetidas, bem como o armazenamento do histórico das operações realizadas.
Pode aceder à PAS através do http://apps.compete-pofc.org/pas.

A PAS 2.0, online a partir do dia 10 de outubro, acrescenta à anterior visão de perfil de beneficiário, funcionalidades que permitem disponibilizar uma gestão de cliente consolidada e centralizada, representando uma evolução para o conceito de balcão único do beneficiário.

 

Atualmente, já pode aceder a todos os seus projetos (ativos e de histórico), verificar avisos em aberto, submeter a sua candidatura, aceder a instrumentos financeiros de apoio e manter os seus dados. Tudo isto através de um único acesso centralizado e integrado.

 

Salientam-se as novidades da PAS 2.0:

 

  • Acesso único, através de número de identificação fiscal, evitando o acesso individualizado por projeto;
  • Visão de Cliente, consolidando toda a informação disponível associada e autenticada;
  • Gestão de Alertas, permitindo visualizar e direcionar de forma centralizada informação específica de alertas associada a determinado projeto;
  • Gestão de Projetos, permitindo aceder aos projetos existentes referentes ao beneficiário, redirecionando para Balcões Específicos, sempre que aplicável;
  • Visão Operacional, disponibilizando informação de avisos em aberto e passíveis de submissão de candidatura, bem como informação histórica acumulada de candidaturas anteriormente submetidas;
  • Serviços Adicionais, acesso direto a instrumentos de financiamento disponíveis, e.g. Linha Investe QREN, permitindo utilizar os dados existentes e efetuar simulações de acesso;
  • Candidaturas, possibilidade de submissão online de candidaturas, com garantia de interoperabilidade entre o preenchimento online ou offline (versão java), aumentando a flexibilidade no tratamento das candidaturas;
  • Perfil de beneficiário, que representa a visão da versão anterior da PAS, onde poderá manter atualizados os dados do beneficiário que serão utilizados em futuras candidaturas.

 

 

Esta iniciativa é do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, com o apoio da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do QREN.

Pode aceder à PAS através do http://apps.compete-pofc.org/pas 

 

Fonte da notícia: site do COMPETE

contatos