Notícias

QREN atingiu 72,6% da taxa de execução

17 de fevereiro de 2014

15,7 mil M€ é o valor dos pagamentos efectuados aos beneficiários do QREN.

 

De acordo com os dados do Boletim Informativo do QREN N.º 22, com dados reportados a 31 de dezembro de 2013, a taxa de execução do QREN atingiu os 72,6%* e a taxa de compromisso os 104,7%.


Esta taxa de execução corresponde a 15,7 mil M€ de pagamentos efectuados aos beneficiários do QREN.


A agenda temática do Potencial Humano representa 48% do total da despesa fundo validada, com destaque para a execução das infraestruturas da rede escolar, para a qualificação inicial e para a aprendizagem ao longo da vida.

Segue-se a agenda temática Valorização do Território, com 28%, com enfoque nas acessibiliddaes e mobilidade, na proteção e valorização do ambiente e na política de cidades.

A agenda temática Fatores de Competitividade congrega 26% dos recursos do QREN, executados, maioritariamente, na inovação e renovação do modelo empresarial.


A maioria dos fundos executados (92%) mantém-se concentrada nas regiões de convergência, com 41% na região Norte, 27% no Centro e 13% no Alentejo.


Destaque-se ainda o facto de a totalidade dos Programas Operacionais (PO) ter ultrapassado a meta de execução imposta pela regra N+3/N+2** do final de 2013, o que implica a não devolução de verbas à Comissão Europeia.


Consulte o Boletim Informativo do QREN N.º 22.


* Com o fecho das contas do ano de 2013 do FSE, a reportar no primeiro trimestre de 2014, é expectável que esta taxa se venha a aproximar dos 75% de execução.
** A Comissão Europeia impõe metas de execução aos PO, sob pena de anulação automática de Fundos e devolução à Comissão Europeia.

contatos