Newsletter QREN

botao_newsletter

N.º 64 | 8 de julho de 2014

30M€ do Fundo JESSICA para reabilitação urbana no Alentejo
Oportunidades de financiamento debatidas a 11 de Julho.

 

O Fundo JESSICA Portugal* disponibiliza, até ao final do primeiro semestre de 2015, 30 milhões de euros para projetos de reabilitação urbana na Região do Alentejo.
Oportunidades de financiamento que são debatidas na próxima sexta-feira, dia 11 de Julho, pelas 15 horas, em Sines (Casa do Médico, Quinta de S. Rafael).


Com o objetivo de apoiar os Estados membros da União Europeia na utilização de mecanismos de engenharia financeira para financiamento de investimentos de reabilitação urbana, a Iniciativa JESSICA já permitiu o desenvolvimento de 55 projetos em todo o país, num total de 284 milhões de euros, tendo sido criados 1200 postos de trabalho diretos. A nível nacional, estão ainda disponíveis 120 milhões de euros, até Junho de 2015.


As quatro grandes prioridades de intervenção são a reabilitação e regeneração urbanas, incluindo infraestruturas e equipamentos; eficiência energética e energia renovável em áreas urbanas; revitalização económica urbana, em especial PME e empresas inovadoras e a disseminação de TIC em áreas urbanas, incluindo infraestruturas de banda larga e redes sem fios.


As áreas de intervenção que mais têm recorrido ao Fundo são o Turismo, os Equipamentos Sociais, o Imobiliário, o Comércio, a Energia e a Educação.


*A Iniciativa JESSICA foi lançada conjuntamente pela Comissão Europeia, pelo Banco Europeu de Investimento e pelo Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa. A iniciativa visa apoiar os Estados membros na utilização de mecanismos de engenharia financeira para financiamento de investimentos de reabilitação urbana, com recurso a fundos QREN dos Programas Operacionais aderentes e alavancados pelos Fundos de Desenvolvimento Urbano e da DGTF. Em Portugal, o Fundo JESSICA disponibiliza 130 milhões de euros, tendo uma capacidade de investimento direto de 335 milhões de euros.


Fonte: InAlentejo

contatos