Newsletter QREN

botao_newsletter

N.º 74 | 20 de outubro de 2014

REVISÃO DA ESTRATÉGIA EUROPA 2020
Aberta consulta pública sobre Estratégia Europa 2020.

 

A Comissão adotou uma Comunicação intitulada «Estado atual da estratégia Europa 2020 para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo» que prevê uma revisão da Estratégia Europa 2020. Está, assim, aberta uma consulta pública para se refletir sobre a conceção da estratégia para os próximos anos, até ao final do mês de outubro.


A Estratégia foi concebida como uma parceria entra a UE e os seus Estados-Membros orientada para a promoção do crescimento e a criação de emprego. Tem por base cinco objetivos nas áreas do emprego, investigação e desenvolvimento, alterações climáticas e sustentabilidade energética, educação e luta contra a pobreza e a exclusão social Ao fim de quatro anos, é altura de rever a Estratégia, tendo em conta as lições preliminares dos primeiros anos de execução e as alterações verificadas no ambiente económico desde a sua criação.


A Estratégia Europa 2020 é executada e monitorizada no contexto do Semestre Europeu, o ciclo anual de coordenação de políticas económicas e orçamentais a nível da UE. O Semestre Europeu envolve debates entre as instituições da UE sobre as principais prioridades, os compromissos anuais dos Estados-Membros e recomendações específicas por país preparadas pela Comissão e subscritas ao mais alto nível pelos líderes no âmbito do Conselho Europeu. Estas recomendações devem, então, ser tidas em conta nas políticas e orçamentos dos Estados-Membros. Deste modo, juntamente com o orçamento da UE, as recomendações específicas por país constituem instrumentos-chave para a execução da Estratégia Europa 2020.


Saiba mais sobre a Revisão da Estratégia Europa 2020.


Fonte: Representação da Comissão Europeia em Portugal

contatos