Notícias

70 MILHÕES DE EUROS PARA PROJETOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

2 de dezembro de 2014

Aberto concurso ICDT até 29 de janeiro de 2015.

 

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abriu o concurso 2014 de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (ICDT) com uma dotação orçamental de 70 milhões de euros, provenientes do Orçamento de Estado.


O financiamento máximo por projeto é de 200 mil euros, por 36 meses, prorrogáveis por mais 12 meses, excecionalmente.


Este concurso pretende apoiar ideias de mérito inovadoras em todos os domínios científicos, que contribuam de forma significativa para o avanço do conhecimento, e que demonstrem capacidade de ter impacto internacional, em termos de produção científica, e elevado potencial da valorização económica. Os projetos são avaliados por painéis internacionais.


O concurso 2014 de projetos de ICDT junta-se a outras iniciativas levadas a cabo pela FCT para financiamento do sistema científico e tecnológico nacional, como o concurso Investigador FCT, o financiamento de programas de doutoramento, o roteiro nacional de infraestruturas de I&D de interesse estratégico, ou a avaliação internacional das unidades de I&D.


Este compromisso reflete-se também, de forma clara, no aumento de 7,4% das dotações de investimento da FCT, no Orçamento do Estado para 2015.


O investimento é totalmente assente em princípios basilares de excelência, competitividade e de cumprimento de objetivos. Estas características, aliás, são cada vez mais exigidas transversalmente, a todos os processos de financiamento internacionais, no âmbito das diretivas que estruturam o Horizonte 2020, que agora se inicia e representa o maior desafio que a União Europeia alguma vez colocou aos sistemas científicos e tecnológicos dos Estados-membros, com 80 mil milhões de fundos disponíveis.


Fonte: Portal do Governo


Saiba mais no Portal Portugal 2020

contatos