Notícias

DEBATE SOBRE O FUTURO DA EUROREGIÃO ALGARVE/ALENTEJO/ANADALUZIA NA EUROPA 2020

2 de dezembro de 2014

As Andalusíadas são o evento da Cooperação Transfronteiriça das regiões do Algarve, Alentejo e Andaluzia, um encontro de periodicidade bianual que se realiza alternadamente numa das três regiões.

 

No próximo dia 18 de dezembro realiza-se a 4ª edição das Andalusíadas, sob o mote “A EuroAAA na Europa 2020”, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.


A edição deste ano põe o enfoque no futuro da Cooperação Transfronteiriça, no contexto da Eurorregião Alentejo/Algarve/Andaluzia, que no âmbito do novo quadro comunitário Portugal 2020 se orienta para o cumprimento das orientações estratégicas consignadas na chamada Europa 2020, constituindo a Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3) o instrumento por excelência que orientará a valorização das capacidades e dos recursos específicos de cada Região.


Trata-se do regresso à capital do Algarve cinco anos depois da 1.ª edição, em 2009, na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. "Os objetivos de então mantêm-se atuais: promover um fórum de debate, aberto e conjunto, das realidades económicas, culturais e sociais das três regiões e desenhar caminhos comuns", refere a CCDR.


A sessão de abertura das IV Andalusíadas será presidida pelo presidente da Eurorregião Alentejo/Algarve/Andaluzia e presidente da CCDR/Algarve, David Santos, e conta ainda com o presidente da CCDR/Alentejo, António Dieb, e o representante da Junta de Andaluzia, Alfonso Garrido. Ainda no período da manhã, o keynote speaker convidado é John Edwards, da Smart Specialisation Platform, EC, Joint Research Center (IPTS) que apresentará a comunicação: Cross border cooperation on RIS3.


A esta comunicação seguir-se-á a apresentação das linhas principais da estratégia RIS3, das três regiões, pelos respetivos representantes. A apresentação do Projeto TASA (indicado como boa prática no estímulo ao empreendedorismo transfronteiriço) e do Mapa Transfronteiriço AAA concluem o período da manhã. Durante o almoço será apresentado o "encarte" de maridagem de vinhos do Algarve com receitas do mar.


O Interreg V-A (2014-2020), que sucederá ao atual POCTEP, em fase de aprovação, será apresentado nas suas linhas gerais por um representante da AD&C (ex-IFDR) - Entidade gestora do Programa em Portugal. João Bule, da AD&C, fará o balanço do POCTEP (2007-2013) onde serão apresentados sumariamente alguns projetos emblemáticos.


As IV Andalusíadas terminam com uma vista guiada à exposição itinerante Al Hilo del Guadiana, que estará patente, até ao fim de dezembro, na sala de exposições da CCDR Algarve.


Em paralelo com o programa da tarde, está prevista uma reunião do grupo de trabalho transfronteiriço, para análise do cruzamento das respetivas RIS3 e procura de um caminho conjunto, à semelhança do que está a fazer-se para outras áreas de cooperação.


Consulte aqui o PROGRAMA e efetue a sua INSCRIÇÃO ONLINE  (limitadas à capacidade da sala) até 12 de dezembro de 2014, ou pelo Email git@ccdr-alg.pt.

contatos