Notícias

COMISSÃO EUROPEIA LANÇA ANÁLISE ANUAL DO CRESCIMENTO 2015

2 de dezembro de 2014

As prioridades da UE para 2015.

 

A Comissão Europeia, que tomou posse no dia 01 de novembro de 2014, publicou recentemente o relatório de Análise Anual do Crescimento para 2015, que traça as principais características dos seus novos postos de trabalho e da Agenda de Crescimento.


Esta Análise Anual do Crescimento, prevê o que mais pode ser feito a nível da União Europeia para ajudar os Estados-Membros a voltar aos níveis de crescimento mais elevados.


Para fortalecer e sustentar a recuperação, a Comissão propõe a adoção de uma abordagem integrada da política económica em torno de três pilares principais, os quais devem atuar juntos: impulsionar o Investimento, acelerando as reformas estruturais e perseguindo um crescimento responsável a par da consolidação fiscal.


Com a adoção da Análise Anual do Crescimento arranca o Semestre Europeu de coordenação das políticas económicas e orçamentais. Propõe-se a agilizar o processo, com vista a aumentar a apropriação política, responsabilidade e aceitação do processo, em reforçar a sua credibilidade e comparabilidade nos Estados-Membros e para melhorar a implementação das recomendações específicas por país.


O processo do Semestre Europeu garante que os Estados-Membros mantêm as suas políticas orçamentais e económicas em linha com os seus compromissos da UE: compromissos de dívida e défice no âmbito do Pacto de Estabilidade e Crescimento, os planos de reforma económica consagrado nas suas Recomendações específicas por País, e a longo prazo metas de Crescimento e Emprego na Estratégia Europa 2020.


A Análise Anual do Crescimento 2015 faz parte de um pacote mais amplo para o Emprego, Crescimento e Investimento e é publicado juntamente com um conjunto de documentos:

 

Fonte: Portal Portugal 2020

contatos