Notícias

COMISSÃO EUROPEIA APROVA GRANDE PROJETO REFERENTE À VARIANTE DA TROFA

5 de dezembro de 2014

POVT financia “Linha do Minho: Variante da Trofa" com Fundo de Coesão.

 

A Comissão Europeia aprovou, no passado dia 3 de dezembro, a participação financeira do Fundo de Coesão no grande projeto “Linha do Minho: Variante da Trofa”, através da Decisão C(2014) 9364 de 03-12-2014.


Este grande projeto, incluído no Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), no âmbito do Eixo Prioritário I “Redes e Equipamentos Estruturantes Nacionais de Transportes e Mobilidade Sustentável” terá um custo total de 69.336.522,00€ e será financiado em 41.266.264,00€ pelo Fundo de Coesão, o que corresponde a 100% de financiamento, tendo em conta o montante elegível para financiamento comunitário.


O projeto compreende a construção, integrada na Linha do Minho, da variante à cidade de Trofa. Isto corresponde a 3,555 km de via-férrea. Inclui também a duplicação da via, a eletrificação e a instalação de novos sistemas de sinalização. Está ainda incluída a construção de um túnel com 1.404 metros de comprimento e um viaduto com 327 metros de comprimento, bem como a nova estação ferroviária de Trofa e uma interface intermodal. A interoperabilidade com a rede ferroviária transeuropeia é garantida, designadamente a nível da bitola, incluindo-se a instalação de bitola ibérica com travessas polivalentes que permitirão a futura adaptação da bitola. No que respeita ao sistema ferroviário transeuropeu de segurança ERTMS (e aplicações ETCS), a implementação do sistema ETCS será efetuada de forma gradual. Inicialmente a linha será equipada com o sistema Convel, assegurando-se posteriormente a migração para o sistema ETCS. Esta linha integra a Rede Transeuropeia de Transportes.


Poderá consultar a Decisão C(2014) 9364 de 03-12-2014 que aprova este grande projeto, bem como os respetivos anexos, nomeadamente o Anexo I, onde se encontra referido o objeto físico do projeto e o Anexo II que contém o plano anual da participação financeira do Fundo de Coesão.


Saiba mais AQUI.

contatos