Notícias

IGF É ÚNICA AUTORIDADE DE AUDITORIA NA UE COM CONTRATO DE CONFIANÇA COM A COMISSÃO EUROPEIA

10 de dezembro de 2014

Atribuído Contrato de Confiança aos PO do FEDER, Fundo de Coesão e Fundo Social Europeu.

 

A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) é atualmente a única autoridade de auditoria em toda a União Europeia com um Contrato de Confiança atribuído pela Comissão Europeia, nas duas avaliações consecutivas efetuadas pela Comissão às autoridades de inspeção financeira dos 28 Estados membros para os programas operacionais do FEDER e Fundo de Coesão.


A Comissão Europeia comunicou igualmente que vai propor a atribuição do Contrato de Confiança também para o Fundo Social Europeu. Esta semana realizou-se uma missão de qualidade ao trabalho da IGF, que terminou com a apresentação das conclusões preliminares. Esta atribuição traduz-se na certificação de que estes organismos adotam as melhores práticas internacionais em matéria de auditoria.


Com vista a certificar-se da qualidade profissional do trabalho destas entidades, a Comissão Europeia adotou, a partir de 2009, um procedimento de avaliação (Country Assessment) das autoridades de auditoria de todos os Estados membros da União Europeia, que terminou com a atribuição do primeiro lugar a Portugal, Áustria e Dinamarca. Em 2013, a Comissão efetuou a segunda avaliação, que terminou com a atribuição do primeiro lugar a Portugal e à Suécia.


Para além do FEDER e do Fundo de Coesão, em que a IGF já é atualmente a única autoridade de auditoria em toda a União Europeia a obter o Contrato de Confiança nas duas avaliações consecutivas efetuadas pela Comissão Europeia, a IGF irá agora beneficiar do Contrato de Confiança para o Fundo Social Europeu. Assim, trata-se da única entidade europeia a beneficiar do Contrato de Confiança em todos os programas operacionais dos fundos estruturais.


Fonte: Portal do Governo

contatos