Notícias

REGIÕES MENOS DESENVOLVIDAS «VÃO RECEBER 93% DOS CERCA DE 21 MIL MILHÕES DE EUROS DO PORTUGAL 2020»

21 de janeiro de 2015

 

Secretário de Estado Adjunto e da Economia, Leonardo Mathias, afirmou que as regiões menos desenvolvidas «vão receber 93% dos cerca de 21 mil milhões de euros do Portugal 2020», e que o «Norte vai receber mais 25%» do que no anterior quadro comunitário. Leonardo Mathias, que falava no encerramento da conferência do terceiro aniversário do Dinheiro Vivo, no Porto, acrescentou que o Governo tem a intenção de «mitigar algumas assimetrias regionais» de desenvolvimento e de oportunidades.


O Secretário de Estado recordou que foi lançado, a 30 de dezembro, o primeiro plano operacional, o Compete 2020. Este plano, dirigido especialmente a pequenas e médias empresas «que queiram melhorar a sua posição competitiva no mercado e explorar novas geografias de crescimento», terá disponíveis 4,4 mil milhões de euros, até 2020, destinados à competitividade e internacionalização.


As candidaturas aos concursos para o Compete 2020 - que tem 95 milhões de euros para atribuir em 2015, sendo 70 milhões para apoiar a internacionalização e 25 milhões para a qualificação das empresas -, estarão abertas até 13 de fevereiro, e constituem «o pontapé de saída para garantir mais dinânica, mais competitividade e mais exportações para muitas empresas portuguesas de qualidade, e mais investimento para Portugal».


O Governo espera que até 29 de maio haja decisões sobre as candidaturas, de modo que os pagamentos cheguem às empresas ainda no primeiro semestre, referiu Leonardo Mathias.


Fonte: Portugal 2020

contatos