Notícias

COMISSÁRIA CRETU INSTA AS REGIÕES ULTRAPERIFÉRICAS A EXPLORAR PLENAMENTE O POTENCIAL DOS FUNDOS REGIONAIS DA UE

10 de fevereiro de 2015

Comissária da Política Regional participou na 20.ª conferência de presidentes das regiões ultraperiféricas da UE.

 

Corina Creţu, a comissária da Política Regional, participou na 20.ª conferência de presidentes das regiões ultraperiféricas da UE, organizada por Victorin Lurel, presidente do Conselho Regional da Guadalupe. Na conferência discutiram-se os esforços conjuntos a envidar para ajudar as nove regiões ultraperiféricas (Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Maiote, Reunião, St Martin, Açores, Madeira e ilhas Canárias) a fim de direcionar melhor os recursos e os investimentos para o desenvolvimento económico e social.


A comissária Creţu é responsável pela coordenação de todas as políticas da UE para estas regiões e continuará a trabalhar de perto com as regiões ultraperiféricas no sentido de garantir a otimização do uso dos fundos da UE, a fim de alcançar um impacto positivo palpável nas economias dessas regiões. Em especial, a luta contra o desemprego, o reforço da integração regional e o aumento do recurso a energias renováveis como meio para fazer face às alterações climáticas são pontos essenciais para o desenvolvimento das regiões ultraperiféricas.


Após o terceiro Fórum sobre a Europa Ultraperiférica, realizado em Bruxelas em 30 de setembro de 2014, esta conferência alargará as discussões sobre a implementação dos cinco eixos prioritários: 1) acessibilidade, 2) competitividade, 3) integração regional, 4) reforço da dimensão social, e 5) alterações climáticas. Cada uma das regiões ultraperiféricas dispõe de um plano de ação individual onde se expõem as estratégias de desenvolvimento a longo prazo, incluindo a melhor forma de usar as ferramentas da UE.


Para o período 2014-2020, foram atribuídos mais de 6,6 mil milhões de euros de Fundos Estruturais e de Investimento europeus (FEDER e FSE) a fim de dotar melhor estas nove regiões de meios para ultrapassar as dificuldades económicas e ambientais e de as tornar mais autónomas, transformando as suas desvantagens em ativos e oportunidades reais.


Quando da conferência, juntaram-se à comissária Creţu os presidentes das regiões ultraperiféricas da Europa, representantes dos três Estados-Membros implicados (Espanha, Portugal e França), os deputados do Parlamento Europeu Sr.s Manscour e Omarjee, bem como um representante do presidente do Comité Económico e Social Europeu.


No decurso da conferência, a Guadalupe entregou a presidência anual rotativa das regiões ultraperiféricas à Região Autónoma da Madeira.


Mais informações:

20.a Conferência de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas da UE
Política regional e regiões ultraperiféricas
As regiões ultraperiféricas da União Europeia: Parceria para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo
Programas operacionais 2014-2020

Blog do Comissário Cretu: "My first official visit to one of EU's Outermost Regions" - Mémorial ACTe: a place of remembrance and of reconciliation
Twitter: @EU_REGIONAL /@CorinaCretuEU #RUP2015

contatos