Notícias

QUATRO MIL MILHÕES DE EUROS INVESTIDOS NA ECONOMIA EM 2015

4 de março de 2015

 

«Por termos perceção da urgência de mais rapidamente possível colocar o Portugal 2020 ao serviço da economia, contamos ter 5% do programa já executado ao longo deste ano», afirmou o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, na apresentação no próximo quadro de fundos comunitários para o Alentejo, em Elvas.


E acrescentou: «Ao executar esta percentagem do Portugal 2020, de forma conjugada com o final da execução do programa anterior [Quadro de Referência Estratégico Nacional], o País vai ver quatro mil milhões de euros investidos na economia em 2015».


«Desta forma, o valor atingido no final deste ano será o mais elevado de sempre ao cabo de 12 meses, em termos de fundos europeus», sublinhou o Ministro.


Sobre a execução do Portugal 2020 para o Alentejo, Miguel Poiares Maduro explicou que «o Governo teve uma preocupação muito grande, no sentido de diferenciar positivamente os territórios de baixa
densidade». Como tinha sido anunciado previamente, no Portugal 2020 há uma valorização específica para as empresas que apostem nestes territórios, com uma majoração de 10% para estes projetos de investimento.


A região do Alentejo vai dispor de 1082 milhões de euros de apoios comunitários até 2020, através de um novo programa, cujas candidaturas abrirão na segunda metade deste mês.


O Programa Operacional Regional do Alentejo para o período 2014-2020 tem uma dotação global de mais 26% do que o programa anterior, que vigorou entre 2007 e 2013.


Fonte: Portal do Governo

contatos